Os vocais são umas das partes mais importantes de uma track. Uma mixagem pro exige uma voz perfeitamente mixada. Veja aqui 6 dicas para mixar vocais:
1 – É necessário uma boa gravação
A mixagem é como se você pegasse determinado elemento e fizesse um polimento nele até que ele obtenha um determinado formato. Isso significa que, se esse elemento não tiver as características adequadas, nenhum polimento resolverá o problema.
Devido à isso, a captação de voz deve ser o mais próximo do perfeito possível, para que na mixagem a gente possa consertar uma ou outra coisa e melhorar alguns detalhes. Portanto, capriche na gravação! Para isso, remova ecos e ruídos na hora de gravar.
Um tratamento acústico elimina esses problemas, entretanto nem sempre temos as perfeitas condições acústicas. Para isso, podemos improvisar utilizando almofadas, cobertores, cortinas que absorvem o eco e melhora as condições de gravação. Outra prática comum é gravar dentro de um armário ou closet.
Escolher o microfone certo também é fundamental. O ideal é usar microfones cardióides, pois sua figura de captação é voltada apenas para um lado, onde a voz será emitida, evitando assim captar outros ruídos.
Além disso, também podemos considerar os tipos de microfone quanto à condensadores e dinâmicos. Os condensadores tem uma captação mais sensível, de amplo spectro, enquanto os dinâmicos são menos sensíveis. Nesse caso, se você tem uma boa condição de estúdio é melhor optar por um condensador. Já o dinâmico, como é menos sensível, captará menos ruído.
2 – Utilize filtros
A voz humana não chega à níveis de frequência sub graves. Geralmente chegam no máximo a 80-100Hz. O que estiver abaixo disso normalmente é ruído, portanto passar um filtro high pass nessa faixa de frequência pode ser importante
3 – Use um corretor automático de pitch
Muitas vezes o vocal terá certas desafinações. Desafinação se trata de quando a nota emitida não está de acordo com a escala da música. Para isso, podemos usar o famoso Autotune, um dos queridinhos no Hiphop, visto que foi muito usado pelo rapper T-Pain. Entretanto também temos outros da mesma qualidade como o Waves Tune ou Melodyne.
4 – Compressão
A compressão serve para dar solidez no vocal. Ela é usada para atenuar os picos de volume que estão muito acima do nível médio da voz. Entretanto, é necessário tomar certos cuidados com a compressão para não arruinar a dinâmica.
Um tipo de compressor muito utilizado para mixar vocais é o compressor óptico (ex: LA2A), pois possuem um ataque moderadamente lento e com isso deixa a voz com um ataque moderadamente maior do que seu nível médio, fazendo com que ela se destaque mais na mix. Ataques muito rápidos tendem a deixá-la com menor destaque.
4.1 – Compressão em série
Caso os transientes estejam muito acima do nível médio e seja necessário controlá-los, existe uma técnica de compressão em série, onde utilizamos um compressor rápido para controlar esses picos, como o compressor FET (ex 1176) e depois um compressor óptico para dar maior destaque.
4.2 – Compressão Paralela
Para dar mais “corpo” aos vocais, podemos utilizar a prática de compressão paralela, onde mandamos o vocal para um canal auxiliar, em que inserimos um compressor com um ataque rápido e liberação média (100,150ms). Abaixamos o treshold e deixamos um ratio alto (> 10:1) para esmagar o vocal. Feito isso abaixamos o volume completamente desse canal e vamos aumentando até sentirmos nosso vocal original ganhar mais corpo.
5 – De-esser
Numa track a sibilância (aquele sons agudos ao pronunciar palavras com “s”, “t”) podem causar um certo incômodo. Para isso usamos de-essers, que nada mais são do que compressores especializados em atuar nas frequências onde as sibilâncias são mais notáveis (por volta dos 5-8kHz).
É necessário tomar cuidado para não comprimir demais essa região e perder clareza e brilho da voz.
6 – Reverb
O reverb serve para dar dimensão de profundidade e espaço à voz. Entretanto, é necessário tomar cuidado pois se mal utilizado pode fazer com que a voz perca destaque e vá para trás no campo estéreo da mix.
Para evitar que isso aconteça, utilizamos o pré-delay, pois ele faz com que o reverb aconteça depois do tempo determinado no pré-delay. Dessa forma conseguimos ouvir as palavras sem o reverb primeiro e o reverb logo atrás, deixando a voz ainda destacada na mix mas com um bom preenchimento de espaço.
Sem o pré-delay o reverb age simultaneamente com a voz e com isso tira o destaque da mesma.
Essas foram as 6 dicas de como mixar vocal.
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