Em um mercado em crescimento é fundamental estar sempre atualizado com as últimas técnicas de produção e constantemente melhorar a qualidade de seus beats. Veja aqui 5 dicas para melhorar o nível de seus beats!
1 – Humanize seus acordes
Dar um pequeno intervalo de tempo entre as notas do acorde deixa o som mais natural, pois nosso ouvido já está acostumado à imperfeição humana, que dificilmente toca todas as notas exatamente ao mesmo tempo.
2 – Elabore seu padrão de hi-hat
O trap é característico pela sua sequência de hihats. Normalmente a base é um padrão linear repetitivo, porém você pode deixá-lo mais interessante usando alguns truques como usar uma sequência com grade pela metade, com grade tripla, e sequências em outras notas da escala
3 – Dê swing ao seu beat
Quando uma música tem um tempo definido, nosso cérebro consegue interpretar essa informação.
No caso de um snare, por exemplo, nosso cérebro tenta prever o próximo hit. Se você atrasá-lo alguns milissegundos, o cérebro interpretará como algo bem levemente fora de tempo e isso dá uma sensação de swingado.
Repare que na imagem o primeiro snare está no grid e o segundo levemente atrasado.
4 – Deixe seu beat mais dinâmico
Os humanos são profundamente conectados com a música e despertam sensações a partir dela.
Uma dessas sensações, que você obviamente não quer causar, é um incômodo que muitos de nós sentimos ao ouvir um mesmo loop repetido por mais de 8 ou 16 compassos.
Tudo bem que no trap e no pop a voz tem um grande destaque na música, o que permite uma música ter o instrumental muito repetitivo e a atratividade ser na alteração de flow e timbre do cantor. Porém se você quer deixar o beat por si só mais atrativo, certifique-se que vez ou outra você adicione e/ou remova elementos.
5 – Diversifique a velocity
A velocity é a intensidade com que um instrumento irá tocar.
Pelo mesmo motivo da dica 1 sobre humanizar acordes, alterar a velocity de alguns instrumentos deixa o som mais natural e interessante. Principalmente de padrões repetitivos como o hihat, pois um humano dificilmente conseguiria tocar sempre um padrão repetitivo com a mesma força e intesidade.
Essas foram as 5 dicas para melhorar seus beats. Se você se interessar em aprender na prática com tutoriais em vídeos sobre todos os assuntos do blog, se inscreva no nosso canal e faça parte de nossa família no youtube clicando aqui