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O QUE É LFO, TREMOLO E VIBRATO

INTRODUÇÃO

Você já deve ter ouvido falar sobre esses termos no universo do áudio. Se você parou aqui provavelmente ainda não está seguro sobre o que são esses efeitos. Então agora vamos descobrir o que é LFO, Tremolo e Vibrato.

 

LFO

Oscilador de baixa frequência (em inglês low frequency oscilator – LFO) é um gerador de frequências abaixo de 20Hz que vai modular algum parâmetro do áudio.

A maioria dos sintetizadores possuem um ou mais botões de LFO, em que você pode associá-los à diversos parâmetros como volume, frequências, filtros, pan e etc. de forma à dar uma nova característica e movimento a seu som. Por isso é fundamental saber como funciona um LFO para a construção de um novo som (sound design). Isso inclui tanto músicas quanto trilhas de filmes.

 

COMO FUNCIONA O LFO

 

Associado ao LFO teremos normalmente 3 parâmetros, o de frequência (Hz), o de depth (ou amplitude) e o tipo de oscilação. O parâmetro de frequência determinará a velocidade em que o parâmetro associado ao LFO irá oscilar. Um LFO de 1hz será uma oscilação por segundo, 2Hz 2 oscilações por segundo e assim em diante, enquanto que o depth será até onde esse parâmetro oscila.

Exemplificando: se programarmos um LFO associado ao volume com uma frequência de 1Hz e depth de 100%, nós teremos uma modulação de volume em que o som irá aumentar e diminuir seu volume em até 100% por segundo (irá do volume máximo ao volume mínimo a cada segundo).

 

TIPOS DE LFO

 

Vimos que o LFO modula algum parâmetro, porém existem tipos de oscilação diferentes:

A curva de oscilação “a” é a sine wave (senoidal), em que o som será modulado suave e continuamente.

A curva de oscilação “b” é a triangular, que é parecida com a senoidal, porém seus picos possuem mudanças mais bruscas.

A curva de oscilação “c” é a saw tooth (dente de serra) e permite uma oscilação gradual até chegar ao pico, e daí ocorre uma mudança brusca para voltar ao ponto de partida.

A curva “d” é a pulse (também chamada de square wave) e faz o som oscilar bruscamente, manter sua amplitude por um tempo, e depois oscilar para baixo novamente.

A curva “e” é a sample and hold (S&H) que é difícil expressar em palavras sua forma de atuação porém ela oscila de forma parecida à imagem.

Finalmente a curva “f” é uma oscilação aleatória.

 

TREMOLO

O efeito Tremolo é o nome do efeito que se dá à oscilação de volume, que foi o exemplo que dei na parte de “Como Funciona o LFO”.

Felizmente temos plugins que emulam esse efeito, e que com apenas 2 botões você consegue controlar a intensidade (amplitude) e a frequência de movimento sem nem saber do que se trata um LFO. Alguns plugins também tem recursos adicionais como mudar o formato da onda de oscilação.

 

No caso do Tremolator o shape seria o formato da curva e o rhythm em vez de frequência é expresso em tempo rítmico determinado a partir do BPM, além de recursos extras.

Veja este exemplo de Tremolo em um acorde simples:

 

VIBRATO

O efeito Vibrato é o efeito de oscilação de pitch (afinação). Também temos plugins que emulam esse efeito de forma simples e prática. Aliás é um efeito comumente utilizado no Trap, dando uma característica mais sombria.

Veja o exemplo de Vibrato no mesmo acorde:

 

BÔNUS: WAH-WAH

Wah-wah é o efeito de LFO associado à um filtro. O LFO faz o limite do filtro descer e subir. De forma manual, seria como se um pegasse um filtro com um slope determinado em alguma determinada frequência, vamos supor um filtro com slope de 18db/oitava em 500hz e no meu knob de frequência girasse ele até 100Hz e depois voltasse para 500Hz. Se eu completar esse movimento inteiro em 1s, esse seria um LFO de 1Hz no filtro.

É um efeito comum em R&B, algo mais jazzy. Veja este exemplo na música do R.Kelly começando aos 39s

Técnica avançada: repare que neste exemplo o wah-wah não é continuo, ele muda sua velocidade. Às vezes ele faz waaah-waaah e às vezes ele faz wah-wah-wah-wah. Isso pode ser obtido através de um LFO oscilando a frequência de um outro LFO que está associado à oscilação do filtro. Ou talvez usando a curva aleatória do LFO. Porém da primeira forma temos mais controle.

 

CONCLUSÃO

Concluímos então que é muito difícil imitar os efeitos de áudio referidos de forma escrita (rs).

Mas além disso, também concluímos que o LFO a princípio pode parecer difícil e complicado, mas ao testarmos na prática rapidamente conseguimos dominar o efeito e assim utilizá-lo para tornar suas produções mais interessantes e dinâmicas.

Espero que esse artigo tenha sido útil para vocês e caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo Instagram @bacamusic que estarei disposto a atendê-los.

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