O QUE SÃO REVERBS?
Rerverbs são simuladores de reflexões que servem para gerar uma sensação de espaço e profundidade, de acordo com uma ambiência determinada.
Quando usamos samples ou vsts, às vezes o som está muito seco, para isso adicionamos o reverb.
OS PARÂMETROS DO REVERB
Para saber como usar o reverb adequadamente, é necessário conhecer os seus parâmetros:
Early reflections: são as primeiras reflexões, quando um som atinge as superfícies mais próximas da fonte sonora e volta para seus ouvidos
Late reflections: são as reflexões tardias, quando o som atinge superfícies mais distantes.
>O balanço early/late reflections determina a distância em que o som se encontra. Quanto mais late reflections mais longe ele parece estar assim como o contrário.
Decay: também chamado de time, é o decaimento, a cauda do reverb
Pre delay: o tempo de atraso para o reverb começar. Quanto menor o pré delay, mais o reverb encobre o som original, dando a percepção de estar mais longe.
>Às vezes é bom aumentar um pouco o pré delay para não embolar o reverb com o áudio original. Isso faz com que o som original esteja bem presente e o reverb comece logo depois. Especialmente em vocais e baterias.
Difusão: o quanto as reflexões soam mais unidas ou mais separadas. Uma difusão alta faz com que o reverb parece uma coisa só, uma difusão baixa se aproxima de um efeito de eco
Damp: o quanto é perdido de altas frequências nas reflexões
Size: o tamanho do espaço
Attack: um pouco parecido com o pré delay, mas em questão de intensidade
Lembre-se sempre de balancear o nível do reverb e o nível do som seco, além de equalizar o reverb para evitar mascaramento!
Gostou desse conteúdo? Junte-se à nossa família de produtores e rappers clicando aqui e veja tutoriais como esse sendo mostrados na prática em nosso canal do Youtube clicando aqui.