O popular subgênero do Hiphop vem se tornando cada vez mais mainstream no cenário musical, hoje contando até com participações de artistas do Pop internacional e aqui no Brasil até misturando com elementos de Funk, o que chamamos de Trapfunk.
Artistas do Trap internacional como Travis Scott, Cardi B, DaBaby e muitos outros já ganharam destaque nas listas da Billboard.
Mas você sabe de onde surgiu o Trap?
A ORIGEM
Nos meados da década de 90, as condições em Atlanta (Georgia – EUA) eram precárias. As comunidades sofriam com falta de dinheiro e consequente violência extrema. Um meio comum de se fazer dinheiro nessa situação era a venda de ilícitos. As Trap Houses – daí a origem do nome Trap Music – eram o ponto onde havia a venda e o consumo (a tradução literal de trap é armadilha).
No meio dessa calamidade, alguns tentavam sair da vida ilegal através da música. Então alguns rappers decidiram cantar sobre suas vidas. Na costa oeste e leste o Hiphop já estava em alta, porém os sulistas de Atlanta queriam algo que os diferenciassem.
Foi então que através de uma drum machine de nome Roland TR-808 conseguiram controlar o tempo do kick, snare e principalmente do hihat para tocar de forma sequencial característica, além é claro do nosso querido 808.
De acordo com o documentário Hiphop Evolution (disponível na Netflix até a presente data – e recomendo muito assistir) o primeiro trap a ganhar popularidade foi Dope Boyz do T.I.
Devido às suas origens, há nas letras de Trap referências à violência e uso de ilícitos, porém conforme o gênero se populariza vêm sendo criadas letras com o intuito de passar positividade, perseverança e esperança. Lembro que quando Travis Scott lançou Butterfly Effect um dos comentários mais feitos foi que a música não continha absolutamente nenhum conteúdo impróprio ou palavrões.
SOBRE O 808
O instrumento grave do Trap Music é quase sempre o 808. Esse som característico ganhou esse nome justamente porque era característico da Roland TR-808.
Hoje em dia as pessoas já associam 808 direto ao grave do Trap, porém para mais antigos é capaz de associarem à drum machine da Roland.
Hoje em dia com a facilidade tecnológica os produtores tem o benefício de usar samples de 808 ou até mesmo VSTs sem precisar ter o produto físico, o que sem dúvida foi um fator de extrema importância para o aumento de popularidade do gênero.
O TRAP HOJE EM DIA
O que antes era muito associado à negatividade, hoje virou uma forma de conseguir uma vida melhor através da arte. Ainda mais agora que o Trap está entre as listas da Billboard, rappers e produtores ganhando discos de ouro, platina ou diamante a todo instante, numa indústria que movimenta bilhões.
Produtores podem, em casa, arrumar um computador, um par de monitores, um condicionamento acústico mínimo e produzir beats vendendo para artistas desconhecidos, que podem ser potenciais nomes de peso posteriormente, ou até mesmo para rappers já conhecidos, sendo uma forma de trabalho digna e podendo render uma quantidade razoável de dinheiro o suficiente para viver disso, ou até muito mais para bancar uma vida luxuosa.
Se você quer aprender a produzir beats e mixar para dar um passo à frente em busca do seu sonho de viver de música, clique aqui e junte-se à nossa família de produtores e rappers.
Nunca na história houve um momento tão ideal para realizar esse sonho tanto quando agora, então não perca tempo e vamos produzir e fortalecer cada vez mais nosso cenário musical brasileiro.
Um abraço!