You are currently viewing APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SOBRE EQUALIZADOR

APRENDA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SOBRE EQUALIZADOR

Neste artigo, vamos explicar qual a função do Equalizador e como utilizá-lo em suas mixes.

Em uma música, temos vários elementos reproduzindo som simultaneamente. Esses sons possuem determinadas frequências. É comum que antes do processo de mixagem, várias dessas frequências conflitam entre si causando perda de inteligibilidade na música, ou seja, dificultando a percepção de cada elemento, o que faz com que essa mix se caracterize como suja.

 

A PRINCIPAL FUNÇÃO DO EQUALIZADOR É DAR INTELIGIBILIDADE E LIMPAR SUA MIX

 

 

COMO O EQUALIZADOR FAZ A LIMPEZA?

 

Basicamente, para isso o equalizador atenua ou até remove as frequências que estão em conflito para que apenas um elemento possa reproduzir essas frequências de forma predominante.

Por exemplo, se temos um 808 tocando junto com alguns acordes em oitavas baixas (graves), naturalmente haverá um conflito nessa região de graves. Dessa forma, como queremos que o 808 seja predominante nessa região, iremos equalizar o canal dos acordes atenuando com uma curva de formato bell ou low shelf ou até removendo as frequências mais graves que são conflitantes com high pass (sinônimo de low cut)

 

COMO UTILIZAR O EQ NA MINHA MIX?

 

1- A primeira ação a se fazer naturalmente em uma mix é utilizar filtros para remover ruídos ou sons que não adicionam em nada ao determinado elemento.

 

 

2- Passados os filtros, atenuaremos as frequências desse elemento que não soam agradáveis aos nossos ouvidos. Exemplo: Pode ser que uma guitarra tenha um sonoridade muito agressiva por volta de 4kHz. Então utilizaremos uma bell para atenuar essa região de frequência de modo com que a agressividade diminua mas também não comprometa o som da guitarra.

 

 

3- Após esses processos também poderemos utilizar o EQ para mudar a tonalidade do seu elemento dando um boost em uma região específica ou mudando o balanço de frequências com uma curva shelf. Normalmente esse processo é efeito já após compressão e também pode ser feito com um EQ colorido.

 

 

 

O SOM TEM COR?? O QUE O EQUALIZADOR TEM A VER COM ISSO??

 

Coloração em áudio significa adição de harmônicos. Frequências harmônicas são frequências múltiplas inteiras de uma primeira. Exemplo : as frequências 440Hz, 660Hz, 880Hz, etc são harmônicos de 220Hz.

Voltando ao EQ, equalizadores coloridos podem ser usados para alterar o balanço tonal visando justamente a adição de seus harmônicos, enquanto que EQs transparentes não adicionam harmônicos. Teoricamente todo EQ transparente deve ter a mesma sonoridade final ao atuar em determinada de região de frequência, enquanto que EQs coloridos podem ter resultados diferentes atuando da mesma forma na mesma região. Um exemplo de EQ colorido famoso é o Pultec

 

 

 

TIPOS DE EQUALIZADOR

 

Podemos classificar os EQ como paramétricos e gráficos.

Os EQs paramétricos são os que você tem total controle sobre as opções de frequências, ganho, curva e Q.

 

 

Já os gráficos não oferecem esses tipos de controles, que são já programados pelo fabricante. Eles também apresentam bandas de frequências definidas para você atuar.

 

 

ALGUMAS OUTRAS APLICAÇÕES DO EQUALIZADOR NA MIX

 

Outras aplicações do EQ na mix são de modificar o posicionamento de um determinado elemento no campo estéreo da mix.

Como mencionado no artigo Aprenda o Básico da Mixagem, os elementos devem ocupar determinada posição no campo estéreo para que não haja conflito e perda de inteligibilidade. Visando isso, também podemos usar o EQ para fazer o elemento subir ou descer no eixo Y (altura). Frequências mais agudas fazem o elemento subir e frequências mais graves fazem o elemento descer. Desta forma, utilizando o equalizador para remover as agudas alterarão a posição dele na imagem fazendo ele descer, assim como adicionar agudas ou remover graves fazem ele subir.

Um outro ponto é mover o elemento no eixo Z, ou seja, na profundidade. Essa não é uma função prioritária do EQ. O elemento altera sua profundidade com compressão e reverb. Porém como na natureza frequências agudas se perdem mais rapidamente que frequências graves, podemos cortar um pouco das frequências mais agudas para dar o toque final.

 

 

 

Espero que tenham gostado desse artigo sobre equalizadores. Para ficar por dentro de mais assuntos sobre e ver vídeos práticos do que está lendo, clique aqui e faça parte da nossa família no youtube.

Bônus: Segue um vídeo prático detalhadamente explicado sobre o que vimos agora e mais algumas informações extras.

Deixe um comentário