You are currently viewing O QUE SÃO HARMÔNICOS? POR QUE SATURAR O ÁUDIO?

O QUE SÃO HARMÔNICOS? POR QUE SATURAR O ÁUDIO?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em distorção harmônica e saturação. Nesse artigo vamos descobrir o que são harmônicos e porque usar saturação na sua mixagem.

 

O QUE SÃO HARMÔNICOS?

Frequências harmônicas são frequências múltiplas inteiras de uma determinada frequência. Exemplificando para deixar mais claro: os harmônicos da frequência de 110Hz são 220Hz (110 x 2), 330Hz (110 x 3), 440Hz (110 x 4) e por aí em diante.

 

 

A curva vermelha é a representação senoidal da frequência de 110Hz, a azul de 220Hz, verde de 330Hz, rosa de 440Hz e laranja de 550Hz. Repare como todas elas cabem certinho dentro da frequência fundamental de 110Hz.

 

O QUE É SATURAÇÃO DO ÁUDIO?

O efeito de saturação do áudio é uma distorção harmônica do mesmo, ou seja, serve para adicionar frequências harmônicas ao áudio do canal selecionado.

 

 

É A MESMA COISA QUE DISTORÇÃO?

A saturação é uma distorção harmônica, porém nem toda distorção é harmônica. A distorção por si só tende a ser mais agressiva, enquanto a saturação é mais musical.

 

QUAL A FINALIDADE DA SATURAÇÃO?

A saturação, por adicionar frequências, deixa o espectro do áudio mais cheio. Isso implica em um áudio mais excitante, mais rico, ocupando uma maior região do campo estéreo da sua mix. Inclusive por isso às vezes os saturadores também são chamados de Exciters.

 

 

Repare nesta imagem as manchas amarelas. São a representação da saturação no espectro.

 

Nós sabemos que a música desperta sentimentos e é no processo de mixagem que intensificamos essa relação da música com o indivíduo. Por isso, músicas diferentes devem ter um tipo de mixagem diferente, mesmo que sejam do mesmo gênero. Você não vai querer mixar uma track de hiphop que tenha uma pegada triste da mesma forma que mixa uma outra track de hiphop que seja para dançar.

Engenheiros de mixagem profissionais conseguem ter uma visão ampla da mix, não só fatores técnicos como saber equalizar ou comprimir, mas também saber como intensificar os sentimentos causados pela música.

 

 

Uma das finalidades da saturação é justamente intensificar esses sentimentos. Por exemplo, uma música pode ter como instrumento melódico principal um piano, ou seja, esse piano é a base do sentimento causado pela música.

Se esse piano estiver muito pequeno – aqui não me refiro à imagem, mas sim à densidade – e pouco expressivo, a música não terá o mesmo efeito nas pessoas que teriam com o piano mais rico, mais cheio. E é nessa hora que entra a saturação. Ao saturar o elemento que desperta esses sentimentos, você torna a música como um todo mais envolvente, mais excitante.

 

 

Uma outra finalidade da saturação, saindo da parte do sentimento e entrando na parte mais técnica, é deixar um elemento mais presente. Um exemplo disso utilizado em quase todas as tracks de hiphop é saturar o grave.

É importante entender que a maioria dos consumidores não escutam músicas em monitores de referência ou em grandes sistemas de som. A triste realidade para nós que mixamos é que uma grande parte dos consumidores ouvem música direto pelo celular e em pequenos fones, que não tem uma resposta de frequência cheia, ou seja, não reproduzem todas as frequências que o ouvido humano consegue perceber (20Hz – 20KHz).

 

iPhone 7 Plus audio measurements - Album on Imgur

 

Resposta de frequência dos falantes do Iphone 7 Plus. Vejam como não há absolutamente nenhuma resposta abaixo de +- 150Hz, onde normalmente está a fundamental do grave.

 

O grave é o principal elemento prejudicado, pois as frequências graves são as mais difíceis de serem reproduzidas em pequenos alto-falantes (como de celulares) ou fones.

Por exemplo, se o seu grave tem a frequência fundamental (a frequência mais baixa a determinar o tom do instrumento/sample) em 60Hz, celulares não conseguirão reproduzi-lo, deixando seu som fraco. Ao saturar o canal do grave, podemos criar frequências harmônicas da fundamental, ou seja, 120Hz, 180Hz, etc. e essas frequências já terão uma melhor reprodução, fazendo com que o consumidor perceba o grave ali mesmo ouvindo pelo celular.

 

CONCLUSÃO

Nós temos na saturação uma excelente ferramenta para deixar a música mais rica, mais excitante, mais envolvente.

Por isso, um erro comum é saturar demais. Existe uma linha tênue deixar o som mais rico e agradável ou encher o espectro de forma a causar mascaramento de frequências em diversos outros elementos, arruinando completamente sua mix.

Então, como tudo em mixagem, preste muita atenção no que você está a fazer, na quantidade de saturação que utiliza, e perceba a interferência que causa nos outros elementos, não só no canal que você está utilizando o efeito.

 

Veja conteúdos de mixagem como este e muitos outros sendo representados na prática em vídeo tutoriais juntando-se à nossa família no youtube! Clique aqui

Deixe um comentário